Albano Bastos, Higínio Castilho e Sónia Araújo lideram executivo da Junta de Freguesia da Vila de Prado para o mandato 2017-21!

A noite estava amena, o ambiente convidativo e o público não se fez de rogado, criando uma bela moldura humana que deu ainda mais beleza ao serão. Casa cheia na cerimónia de tomada de posse da Assembleia de Freguesia da Vila de Prado, que decorreu ao início da noite do passado dia 27 de outubro, no auditório da autarquia pradense. A sessão empossou oficialmente Albano Bastos como presidente da Junta de Freguesia. Higínio Castilho e Sónia Araújo foram eleitos para desempenhar os papéis de Secretário (1ª vogal) e Tesoureira (2ª vogal), respetivamente, assumindo funções executivas. Paulo Gomes foi eleito presidente da mesa da Assembleia de Freguesia, acompanhado por Vânia Duarte (1º Secretário) e Leandro Ferreira (2º Secretário). A sessão foi abrilhantada pelas excelentes atuações musicais protagonizadas pelo projeto Sérgio Mirra.

“É com orgulho e sentido de missão que hoje tomo posse como presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, a terra que me viu nascer há quase 56 anos. Serei o presidente da Junta de todos os pradenses, contarão sempre com a minha dedicação e empenho total no exercício desta função. Contem comigo para ser o vosso porta-voz, acolher as vossas propostas e, inclusive, as críticas construtivas ao nosso desempenho”. Foi com estas palavras que o recém-eleito presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado se dirigiu à imponente moldura humana presente na sessão. Albanos Bastos prosseguiu deixando um agradecimento sentido “a todos os pradenses que deixaram o seu legado cívico através da participação ativa nos órgãos da freguesia”, antes de apresentar as prioridades para os próximos quatro anos.

“Servir as pessoas, melhorar a sua qualidade de vida e atender aos seus legítimos anseios”

“Regemo-nos por três princípios essenciais: rigor nas contas e gestão cuidadosa; desenvolvimento da freguesia; proximidade aos pradenses. Fomos eleitos para servir as pessoas, melhorar a sua qualidade de vida e atender aos seus legítimos anseios. Só assim, fortes e credíveis, poderemos levar avante o projeto que levámos a sufrágio”, referiu o presidente da Junta de Freguesia, frisando que lidera uma “equipa dinâmica e determinada, visível a todos, capaz de enfrentar as dificuldades e desafios que temos pela frente; na diversidade encontraremos formas de mobilizar energias em torno daquilo que é de facto importante”.

Cinco grandes pilares

Acessibilidades e mobilidade urbana; educação, desporto e lazer; urbanismo e regeneração urbana; ambiente e qualidade de vida; medidas de coesão social. Estes são os cinco grandes eixos que norteiam o programa eleitoral apresentado pela lista vencedora nas autárquicas do passado dia 1 de outubro. Recorde-se que este é um programa de ação conjunta entre a Junta de Freguesia da Vila de Prado e a Câmara Municipal de Vila Verde. “Vamos manter o apoio às associações, pois são elas que levam o nome da vila de prado bem longe, além de contribuírem significativamente para uma cultura de desporto, vida ao ar livre e camaradagem. Vamos também tentar alargar a política social. Daremos visibilidade aos protocolos da Câmara para a saúde e trabalharemos em conjunto com as instituições de caráter social da nossa terra com o intuito de resolver ou minorar as necessidades dos mais carenciados.

O presidente Albano Bastos apelou ainda para o empenho e dedicação dos funcionários e colaboradores da Junta de Freguesia. “Vistam a camisola, dêem o exemplo todos os dias”, salientando que são os pradenses quem paga a remuneração que todos auferem.

“Uma missão ao serviço das nossas gentes”

Por sua vez, o recém-eleito presidente da Mesa da Assembleia de Freguesia, Paulo Gomes, começou por fazer “votos de maior sucesso autárquico aos eleitos que hoje iniciam funções”, apresentando, de seguida, os valores que devem reger a atuação política no quadriénio (2017-21) que agora começa. “Fomos eleitos para defender intransigentemente e acima de tudo o interesse daqueles que nos escolheram. O exercício da política na sua essência mais ampla deverá ser interpretado como uma missão ao serviço das nossas gentes, com enorme sentido de responsabilidade, prontidão, proximidade, defendendo e respeitando os interesses da nossa freguesia”, afirmou Paulo Gomes, solicitando aos deputados uma participação ativa e construtiva. “Neste órgão não basta votar, é importante declarar a intenção de voto, termos o poder argumentativo de dizer porque votamos contra, nos abstemos ou votamos a favor. Essa é a responsabilidade de cada um dos deputados”, vincou Paulo Gomes.