Festa das Colheitas de Prado celebra a genuína tradição do Minho!

A Vila de Prado prepara-se para três dias de celebração da genuína tradição minhota. Folclore, recriações de práticas agrícolas tradicionais (matança do porco e desfolhada do milho), cortejo de oferendas, gastronomia regional, espetáculos de música ao vivo e muita animação durante os três dias (22 a 24 de setembro) da Festa das Colheitas de Prado, que vai decorrer nas imediações da Igreja Nova. O evento é organizado pela Paróquia da Vila de Prado, com o apoio da Junta de Freguesia, e insere-se na programação alargada Na Rota das Colheitas.

A iniciativa arranca ao final da tarde da próxima sexta-feira, 22 de setembro, com uma Eucaristia marcada para as 18h30. Meia hora mais tarde, lugar para a recriação de uma prática tradicional do Minho, a Matança do Porco. No final do jantar, tempo para desgastar as calorias dos deliciosos pratos da cozinha regional com um pézinho de dança ao som da música popular do grupo Amigos dos 4 Cantos.

Gastronomia regional, desporto, desfolhada de milho e música ao vivo

No sábado, 23 de setembro, o desporto rei toma conta da manhã e de grande parte da tarde com o Torneio de Fut7 das Colheitas, organizado pelo Grupo Desportivo de Prado. As atividades continuam ao início da tarde (15h00) e os mais novos voltam a ser as grandes estrelas da festa durante o Desfile da Pequenada, entre a Capela de S. Tiago e a Igreja Nova. Um pouco mais tarde, pelas 17h00, é tempo de recuperar energias com uma das mais apreciadas iguarias da gastronomia regional, o Porco no Espeto, que vai fazer as delícias de pradenses e visitantes. Para as 18h30 está marcado mais um momento de índole religiosa, com a Missa da Catequese. Duas horas mais tarde, Prado volta a celebrar a época das colheitas e a tradição da cultura minhota com a recriação de uma desfolhada de milho à moda antiga. Para o serão está reservado novo espetáculo de música ao vivo, protagonizado pela Banda Plástica, de Barcelos.

Cerimónias religiosas, cortejo, desfile de charretes e música popular

O último dia da festa, 24 de setembro, começa com uma cerimónia religiosa. Pelas 10h00, é tempo de agradecer à terra o sustento com a Missa das Colheitas. O Cortejo de Oferendas, que este ano será acompanhado por um desfile de charrete, e o Leilão das Colheitas começam ao início da tarde. Mais tarde, a partir das 19h00, a animação da música popular vai tomar conta do recinto com a atuação dos Cavaquinhos da Casa do Povo da Vila de Prado, a que se segue a atuação da fanfarra e a habitual sess