Promover a inclusão social e combater o alcoolismo

A Junta de Freguesia da Vila de Prado iniciou uma estreita colaboração com Centro Comunitário da Cruz Vermelha sediado na freguesia, apoiando uma missão inclusão social e combate ao alcoolismo. A partir de hoje, 31 de janeiro, haverá reuniões todas as terças-feiras, às 19h00, monitorizadas e conduzidas pela comunidade Alcoólicos Anónimos de Portugal. Trata-se de uma comunidade de homens e mulheres que partilham entre si a sua experiência, força e esperança para resolverem o seu problema comum e ajudarem outros recuperarem do alcoolismo.

A privacidade dos participantes é preservada através de uma garantia total de anonimato e, numa fase inicial, as reuniões destinam-se apenas a pessoas com este tipo de problema, que precisem de ajuda e que queiram reencontrar-se. Para isso, basta aparecerem conforme às reuniões data e hora indicada na Junta de Freguesia. Existe também a possibilidade de se fazer o encaminhamento de famílias/familiares que “co-habitem” com problemas de alcoolismo, uma vez que este flagelo afeta emocional, física e espiritualmente o bem estar de qualquer pessoa que conviva com o alcoólico.

O presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Paulo Gomes, mostrou desde a primeira hora disponibilidade e interesse para que a Vila de Prado pudesse acolher o “re-encontro interior“ de pessoas que precisam de ajuda para escapar a este flagelo. Salientou ainda que é uma forma de fortalecer a comunidade, prestando um serviço de enorme valia para a sociedade no apoio à reabilitação de cidadãos com esta dependência. Os interessados podem obter mais informações no Centro Comunitário de Prado ou na Junta de Freguesia da Vila de Prado, através do presidente.