Estátua homenageia mergulhadores da Ponte de Prado

A Vila de Prado dispõe de um novo monumento que pretende homenagear e perpetuar a ligação umbilical entre os pradenses, o rio e a ponte. A estátua, da autoria de António Sá Machado, presta tributo à audácia dos banhistas que mergulhavam da Ponte para o Cávado, uma tradição que se estendeu ao longo de várias décadas.

Colocada sobre a base submersa de um dos pilares da Ponte de Prado, a obra representa uma figura feminina que se prepara para mergulhar. “É composta pela colagem de lâminas de granito recortadas com as formas dos membros de uma figura humana que, sobrepostas, ganham volume e de forma estilizada nos dão a imagem pretendida”, afirmou o autor.

Apesar da imensa riqueza histórica e cultural da Vila de Prado, foi este misto de alegria, aventura e e ímpeto da juventude que impulsionou a criatividade de António Sá Machado. “Das muitas histórias que poderia contar sobre a minha terra natal, a Vila de Prado, registo os Mergulhos no Rio. Os de cima da ponte – do talhamar / pilar do tabuleiro e até de cima das grades”, afirmou, revelando a origem da inspiração da obra .

“De todas estas memórias registo os mergulhos de uma rapariga. Era um corpo frágil, mas muito delicado, que ao contrário dos rapazes se esmerava na forma como se posicionava para mergulhar. Sempre a uma cota baixa, mas com uma surpreendente elegância, que aqui, à distância de meio século esta peça pretende registar. Não só ela, mas todos os que da Ponte mergulhavam e mergulham nas águas do Rio”, concluiu.