Centro Interpretativo do Artesanato em Cerâmica

O Município de Vila Verde procedeu hoje ao lançamento e bênção da primeira pedra do futuro Centro Interpretativo do Artesanato em Cerâmica, remodelando o edifício que foi sede do antigo concelho de Prado, situado na Rua Direita do Lugar da Vila.

A freguesia estará certamente satisfeita com a recuperação deste edifício, especialmente os habitantes do Lugar que ansiavam por ver de novo vida num espaço pelo qual sentem muita estima.

Além de ter sido a sede do extinto concelho de Prado, foi tribunal, foi residência de escritor ilustre, foi creche, foi sede do Clube de Pesca do Faial e da Associação Columbófila de Prado.

É, pois, um espaço cheio de memórias importantes para a nossa freguesia e para o concelho.

Faz todo o sentido a sua reabilitação relacionada com o artesanato em cerâmica. Prado tem tradições muito antigas nesta arte: a famosa louça preta de Prado era conhecida em terras longínquas. A freguesia estava cheia de barreiras, de telheiras e de oleiros.

E não se pode dizer que tudo acabou: ainda se trabalha o barro com o nome de Prado gravado. A cerâmica O Francês-Louças de Prado funciona há mais de trinta anos produzindo objetos em barro para os mercados externos.

Outro nome que fica ligado a Prado é o de Arlindo Fagundes com os seus bonecos de barro que lhe deram notoriedade como artesão. Proporcionou emprego e formação a vários pradenses e os seus bonecos ficaram famosos pela sua singularidade.

O atelier da artesã Fátima Mendes é já uma referência na vertente de pintura e gravação em azulejos e outros objetos de barro.

Quanto ao Centro Interpretativo será apetrechado não só com peças acabadas, exemplificativas do que se produziu em Prado durante décadas, mas também com materiais que proporcionem aos alunos das escolas, aos turistas e a outros visitantes meter literalmente as mãos no barro. As pessoas gostam de experimentar e isso será possível nestas instalações. Haverá uma área de exposição e outro espaço destinado à demonstração do processo de fabrico artesanal.

Com a reabilitação da praceta em frente ao edifício, estarão criadas as condições para uma nova e merecida centralidade na Vila de Prado.

Esta requalificação implica um investimento de mais de meio milhão de euros sendo a comparticipação do Município de 36,5%.

Estiveram presentes várias entidades convidadas e inúmeros habitantes da zona e os artistas pradenses Rogério Braga e Mafalda Cruz abrilhantaram esta cerimónia com as suas magníficas atuações.