António Moreira. Exposição fotográfica 'Aves do Cávado' patente na Biblioteca Municipal

Está patente ao público na Biblioteca Prof. Machado Vilela, de Vila Verde, a exposição de fotografia “Aves do Cávado”, da autoria do pradense António Moreira. Trata-se de uma seleção de fotografias de aves selvagens observáveis na região do Vale do Cávado, em particular no território do concelho de Vila Verde.

Exposição patente até 22 de abril, na Biblioteca Municipal de Vila Verde

A exposição, que pode ser visitada até dia 22 de abril, remete para a biodiversidade e a importância da valorização ambiental no território, como salientou a presidente do Município de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, na inauguração da iniciativa, que contou ainda com as presenças dos vereadores Manuel Lopes e Patrício Araújo.

A sessão de inauguração contou com um momento musical dinamizado pela Academia de Música de Vila Verde e com uma leitura de poemas pela Companhia de Teatro Elenco Variável (Inês Lago, João Ventura), numa colaboração com a Escola Secundária de Vila Verde - Artista Residente ao abrigo do PNA-PNPSE.

António Moreira

Natural da Vila de Prado, António Moreira é um apaixonado pela Natureza, com especial gosto pelas aves, que se tem dedicado a fotografar e divulgar. Nas suas deambulações pelo território recolheu milhares de fotografias das aves que percorrem o vale do Cávado, desde as que adejam no alto dos montes às que se banham nas terras mais baixas dos rios, adornando as suas margens.

Esta atividade, que partilha com outros fotógrafos e ornitólogos amadores, assume uma grande valia científica e pedagógica, concorrendo para aquilo que se tem vindo a designar como Ciência Cidadã e contribuindo para a preservação das espécies, para a divulgação das suas características e insubstituíveis funções nos ecossistemas em que se encontram inseridas e ainda para a sensibilização das pessoas para a importância de todos fazerem a sua parte em matéria de salvaguarda da biodiversidade.

As fotografias de António Moreira estiveram patentes em exposições em Braga, Vila Nova de Famalicão e Vila Verde e integram o fundo documental da AquaLibri - Biblioteca Digital do Cávado. O autor é também fundador e administrador do Grupo de Natureza no Facebook “Natureza Viva”.

Informação e fotografias: Município de Vila Verde