Lenços de Namorados na corrida para as 7 Maravilhas da Cultura Popular

Mensagens de amor e carinho, ternura e afeto. Símbolos de amor e natureza. Mãos calejadas expressavam sentimentos bordando delicadamente linhas coloridas em panos brancos de linho, numa tradição que remonta ao século XVIII.

Os Lenços de Namorados atravessaram os séculos e estão na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular. As votações já estão a decorrer. Para apoiar esta genuína tradição minhota que já se tornou um símbolo nacional dentro e fora de portas, basta ligar para o 760 207 825.

Bordar o amor de Portugal

As histórias de amor dos Lenços de Namorados são também um símbolo de emancipação feminina, em pleno coração do Minho rural. Depois da longa jorna e do trabalho duro no campo, as raparigas encontravam força e arte para bordar versos de amor num pano branco de linho, expressando com as mãos o que o coração sentia.

Os lenços eram também ornamentados com símbolos românticos e campestres, como corações, pássaros ou flores. A baixa escolaridade fez com que a oralidade se sobrepusesse à escrita, originando erros ortográficos que são comuns nos exemplares mais antigos.

A entrega era feita habitualmente de forma muito discreta. Depois, se o homem utilizasse o Lenço na próxima cerimónia pública, era sinal de amor correspondido e começava o namoro, por vezes às escondidas, devido aos costumes rígidos da época. 

Do Minho para o resto do mundo

Ao longo dos séculos, esta forma de arte enraizou-se na cultura popular e atravessou gerações, continuando bem viva até aos dias de hoje. A isso deve-se, em grande parte, o trabalho desenvolvido pela Aliança Artesanal, em Vila Verde. Além da recolha e preservação, continuam a bordar o amor de Portugal.

Mais vivos que nunca, hoje, os Lenços de Namorados servem de inspiração para milhares de produtos, em diversas áreas (têxtil, calçado, acessórios de moda, mobiliário, produtos agroalimentares, artesanato…), que integram a marca territorial Namorar Portugal, do Município de Vila Verde.

Inspiram também designers e estilistas no Concurso Internacional de Criadores de Moda, que culmina, anualmente, na Gala Namorar Portugal. Uma noite de elegância, glamour e amor. Muito amor!

As mensagens de afeto extravasaram a região do Minho e têm conquistado corações pelo país e pelo mundo, tornando-se um ícone cultural e um dos símbolos da identidade nacional. Quem considerar que os Lenços de Namorados são uma das 7 Maravilhas da Cultura Popular, já pode votar, basta ligar para o 760 207 825. O mundo precisa de amor!