Ano letivo 2020/2021. Manuais escolares gratuitos e regresso às aulas entre 14 e 17 de setembro

O próximo ano escolar está a ser preparado e já há datas para o arranque das aulas, bem como novas informações sobre manuais escolares, que vão passar a ser gratuitos para todos os alunos que frequentam a escolaridade obrigatória. Conheça melhor as principais novidades para o arranque do novo ano.

Manuais escolares

Uma das principais novidades para o ano letivo 2020/2021 é que os alunos que frequentem a escolaridade obrigatória (do 1º ao 12º ano) vão ter direito a manuais escolares novos, de forma totalmente gratuita.

A emissão dos vouchers para os materiais escolares referentes aos alunos de todos os alunos escolares de continuidade tem início a 3 de agosto. A partir de dia 13 do mesmo mês inicia-se para os alunos dos anos correspondentes ao início de ciclo. Este processo vai decorrer na plataforma MEGA, em https://manuaisescolares.pt/ ou através da app Edu Rede Escolar.

Os manuais escolares devem ser devolvidos no final do ano letivo ou no final do ciclo de estudos, caso seja uma disciplina sujeita a exame.

Início das aulas

O primeiro período vai começar entre 14 e 17 de setembro, para todos os níveis de ensino, e termina a 18 de dezembro.

As primeiras cinco semanas devem ser destinadas à recuperação de conteúdos programáticos, para compensar eventuais perdas de matéria que possam ter ocorrido devido à pandemia de COVID-19 e consequente interrupção das aulas presenciais.