Máscaras, luvas e lenços devem ser colocados no lixo comum

Recordamos que, após a utilização, máscaras, luvas e lenços devem ser colocados de imediato no lixo indiferenciado. Nunca devem ir para a ecopontos, para proteger os trabalhadores de recolha e tratamento dos resíduos de material contaminado, nem para a via pública, para proteger a saúde dos demais cidadãos e o ambiente.

Ao depositar o lixo um contentor público é importante não esquecer de fechar bem os sacos e dar preferência aos contentores subterrâneos, para evitar a acumulação de lixo e os respetivos perigos para a saúde.

Em domicílios onde haja casos de COVID-19, não deve fazer reciclagem. Todos os resíduos devem ser deitados fora usando pelo menos dois sacos do lixo até dois terços da sua capacidade, atados e postos nos contentores do lixo comum.

Em domicílios sem COVID-19 todo o lixo reciclável deve ser colocado nos respetivos ecopontos, respeitando horários de recolha e capacidade dos contentores.

Estas medidas são indispensáveis em qualquer altura, mas assumem ainda maior importância no período de pandemia que atravessamos para preservar a saúde pública, evitar contágios e salvar vidas.