Saúde mental e surto de COVID-19. Como lidar com uma situação de isolamento

A situação que vivemos no combate à pandemia de COVID-19 implica uma adaptação de todos a uma nova realidade. O momento obriga-nos a passar muito tempo em casa e a fazer uma pausa em algumas das nossas atividades habituais.

No meio deste turbilhão de informações, é importante que o nosso bem-estar físico e psicológico não seja afetado. Se sentir que necessita de apoio psicológico, por situações de ansiedade, tristeza ou solidão, não se esqueça que o Município de Vila Verde tem uma linha disponível para o ajudar, através do número 961 790 494.

Para que ocupe o tempo e a mente durante este período, partilhamos consigo um guia de boas práticas, da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com algumas dicas importantes. Na lista estão atividades que podem ser feitas em casa, bem como pequenos gestos importantes para lidar com uma situação de isolamento da melhor forma possível.

1.     Mantenha-se atualizado. Consulte apenas uma ou duas vezes por dia informações de instituições oficiais. A exposição a demasiadas notícias, e muitas delas sem qualquer fundo de verdade, pode aumentar a ansiedade e preocupação.

2.     Mantenha o contacto com a família e amigos. O facto de estar em isolamento físico não implica um afastamento social. O telefone, email, mensagens, redes sociais e videochamadas são a melhor solução para permanecer em contacto e ajudar a reduzir a ansiedade, solidão ou aborrecimento durante este período.

3.     Relaxe. Mantenha-se ocupado com atividades que lhe tragam prazer e tranquilidade. Leia livres, veja filmes ou séries e faça coisas que goste para as quais nunca costuma ter tempo.

4.     Mantenha a rotina. Faça um esforço por se levantar à hora habitual, vestir e fazer refeições a horas. Se possível, trabalhe a partir de casa.

5.     Aproveite para fazer exercício físico. Pratique a máxima “corpo são, mente sã” e faça atividades físicas simples no chão de casa, como dança, yoga ou exercícios de fortalecimento do core.

6.     Faça uma alimentação equilibrada. Este é um dos aspetos fundamentais para que mantenha a sua saúde física e mental, de modo a que se sinta bem e com energia. Inclua frutas e vegetais ricos em fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, fundamentais à proteção da saúde. Tente consumir, pelo menos, cinco porções por dia destes alimentos.

7.     Mantenha uma atitude positiva. Utilize as suas capacidades para lidar com situações adversas e recorra a estratégias que resultam consigo noutras situações difíceis. Fale com amigos, família ou profissionais de saúde sobre a sua experiência e mantenha-se confiante que tudo vai correr bem. O isolamento não vai durar para sempre.

8.     Peça ajuda para as tarefas que necessitar. Peça a alguém que o ajude com medicamentos, compras, produtos de higiene pessoal, meios de comunicação ou o que for preciso para que se sinta o mais seguro e confortável possível.