Vacinação, consultas de vigilância e rastreio. DGS alerta para procedimentos que não devem ser adiados com a pandemia

A Direção-Geral da Saúde divulgou, recentemente, informações sobre procedimentos importantes que não devem ficar esquecidos ou adiados durante a pandemia de covid-19. Entre eles destaca-se o chamado ‘teste do pezinho’ (rastreio ao recém-nascido previsto no Programa Nacional do Rastreio Neonatal), as consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil e o Programa Nacional de Vacinação.

O “teste do pezinho” deve continuar a ser realizado entre o 3º e o 6º dia após o nascimento, no mesmo momento da 1º consulta médica programada, que deverá ocorrer na 1º semana após o nascimento.

No que toca às consultas de vigilância de saúde infantil e juvenil, que visam a deteção precoce de fatores de risco individuais, familiares e do contexto socioeconómico que podem comprometer a saúde da criança, são definidas como prioridades as consultas no 1º ano de vida da criança, a consulta prevista ente os 18 e 24 meses e a dos 5 anos de idade.

Estas consultas foram planeadas seguindo o calendário do Plano Nacional de Vacinação e podem ser agendadas para a mesma altura, reduzindo o número de deslocações.

O alerta da DGS surge na sequência da implementação de medidas excecionais pelas instituições de saúde que visam adiar os serviços não urgentes, com o objetivo de conter a pandemia. Importa, por isso, compreender que, apesar da situação que atravessamos, nem todas as consultas devem ser alteradas ou canceladas.

A autoridade nacional de saúde aconselha um reforço das medidas de proteção, de forma a diminuir a probabilidade de contágio das crianças e da família que se dirijam ao serviço de saúde.

Recomenda-se que a deslocação seja planeada em família e que a criança se faça acompanhar por um só familiar, de forma a evitar acumulações de utentes na sala de espera. As normas de distanciamento social e de higienização pessoal da DGS devem ser seguidas à risca.

É importante, ainda, que sejam retirados os brinquedos ou material didático dos espaços comuns, que podem ser um veículo de transmissão do vírus, e que sejam respeitadas todas as normas de limpeza e desinfeção das superfícies da sala de espera.