Medidas de apoio social para idosos e pessoas vulneráveis no concelho de Vila Verde

Para fazer face aos impactos da pandemia provocada pelo Covid-19, o Município de Vila Verde, em parceria com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho, disponibiliza duas linhas de apoio social - 253 323 002 // 926 288 134 - a todos os cidadãos,  em especial aos maiores de 60 anos, em isolamento ou situação vulnerável, todos os dias úteis, das 9h00 às 18h00. No caso dos idosos ou grupos de risco será também prestado apoio ao nível da realização de tarefas, como a aquisição de bens de primeira necessidade (medicamentos, alimentos...).

Além destas, outras medidas têm sido tomadas no terreno para monitorização e acompanhamento de âmbito médico e social, com o envolvimento de diferentes instituições. A Rede Social, as instituições de solidariedade social, Centro de Saúde, GNR e Juntas de Freguesia, assim como empresas privadas, estão a participar no plano de assistência, que responde também a necessidades de famílias carenciadas e de profissionais de saúde que estão na linha da frente do combate à propagação da COVID-19.

Ação Social do Município disponibiliza atendimento telefónico 

Os serviços de ação social do município mantêm disponibilidade, através de atendimento telefónico (pelos números 253 323 002 / 926 288 134) para apoiar “os mais idosos e todos aqueles que precisem de apoio” devido a situações relacionadas com o impacto da luta contra a pandemia.

Entrega das prescrições médicas aos idosos e aos doentes crónicos

É também garantida a entrega das prescrições médicas aos idosos e aos doentes crónicos. Numa ação da Rede Social em articulação com todas as IPSS, as Juntas de Freguesia e Centro de Saúde. 

Cruz Vermelha dá apoio permanente a idosos do Programa Idade Maior

Relativamente aos idosos que vivem isolados e que se encontram sem retaguarda familiar, nem de vizinhança, verifica-se um acompanhamento específico pelas técnicas da Cruz Vermelha (do Centro Comunitário de Prado), com telefonemas diários para perceber as suas necessidades e fazer chegar tudo o que precisam. São 119 idosos que se encontram sinalizados e estão integrados no Programa Idade Maior, sendo também acompanhados no âmbito deste projeto pela GNR.

Professores acompanham idosos do Projeto Seniores Ativos

No âmbito do Projeto Seniores Ativos, cerca de 500 idosos, além de um conjunto de atividades físicas para se manterem ativos e saudáveis em casa, estão também a ser acompanhados pelos professores afetos ao projeto e que estão disponíveis telefonicamente para fazer a ponte entre as suas necessidades e os serviços de ação social.

Município e juntas de freguesias asseguram cabazes de alimentos a famílias sinalizadas

Neste programa de ação social, o Município de Vila Verde mantém uma atenção especial a todas as famílias sinalizadas e que possam estar a passar por maiores dificuldades disponibilizando cabazes de alimentos, num trabalho desenvolvido em articulação com as Juntas de Freguesia e outros parceiros sociais.

Três escolas para acolhimento dos filhos de profissionais que estão na linha de combate

No concelho de Vila Verde, os profissionais de saúde e outros setores que estão na primeira linha de combate à COVID-19 dispõem de três estabelecimentos escolares para acolhimento dos filhos: EB 2 e 3 de Vila Verde (Agrupamento de Escolas de Vila Verde), EB 2 e 3 de Moure (Agrupamento de Escolas de Moure e Ribeira do Neiva) e EB n° 1 de Prado (Agrupamento de Escolas de Prado).