Vila de Prado inicia requalificação da Praça Comendador Sousa Lima e zonas envolventes

A cerimónia de Lançamento da 1ª Pedra da empreitada de requalificação da Praça Comendador Sousa Lima e zonas envolventes decorreu ontem, 19 de fevereiro, ao início da tarde. Inclui o aumento das zonas pedonais, áreas de lazer e espaços verdes, redefinindo e limitando a circulação automóvel para que o espaço possa ser plenamente desfrutado por pradenses e visitantes, que poderão também usufruir de wi-fi com internet grátis. Por aquela zona passará ainda a parte da ciclovia urbana.

O projeto foi pensado de forma a respeitar e promover harmonia com os elementos históricos que ali pontuam, a Ponte de Prado, o Pelourinho e o casario envolvente, e a assumir uma vertente pedagógica, já que serão incrustadas frases nas lajes do paredão sob a Ponte que destacam a história da Vila de Prado. Além do Largo e Praça Comendador Sousa Lima, Rua Costa Faria e da Rua Antunes Lima, a intervenção incide também na margem do rio, no paredão sob a Ponte. Em agenda está ainda a tão ansiada ligação pedonal entre a Ponte e o Faial.

O evento foi presidido pelo Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Norte 2020 – CCDR-N, Jorge Nunes, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, António Vilela, e respetiva vereação e executivo municipal, do Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, e do arquiteto responsável pelo projeto, António Sá Machado, entre outras pessoas e entidades. A cerimónia foi abençoada pelo Pároco da Vila de Prado, Padre João Correia, e animada pela Associação Etnográfica e Cultural Rancho Folclórico da Vila de Prado.

O arquiteto a cargo do projeto de requalificação, António Sá Machado, explicou com detalhe todas as alterações que esta zona emblemática da Vila de Prado vai sofrer e falou de um "lugar polarizador que fruto do evoluir dos tempos foi-se desgastando e caindo em desuso". O projeto pretende, assim, "revitalizar a zona e voltar a atrair pessoas" até porque considera que esta é sobretudo uma "requalificação em prol das pessoas, zonas de estar e espaços verdes".

Intervenção é uma injeção de pujança e vitalidade

Já o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, assinalou este dia como uma nova etapa na história da freguesia. Recordou que o "Jardim da Ponte", como é vulgarmente conhecido pelos pradenses, é um lugar onde muitos correram, brincaram e cresceram, mas que chegou a hora da sua remodelação e modernização. "Com saudades do passado, mas sem receio do futuro, pois devemos entender estas obras como uma injeção de pujança e vitalidade nesta que é a porta de entrada da Vila de Prado", sublinhou Albano Bastos.

Fez ainda questão de frisar que a obra que se inicia não é fruto de um projeto isolado e que resulta de muito trabalho do Município em parceria com outras entidades e em diálogo com a autarquia pradense. A intervenção vem assim concluir um conjunto de alterações na vila que incluem também o Largo de S. Sebastião e o Largo Antunes Lima, com um investimento superior a um milhão e cem mil euros. Além da retificação de traçados, haverá novas infraestruturas enterradas como energia, iluminação, telecomunicações, gás natural, nova redes de águas pluviais, saneamento e rede wi-fi com internet grátis nos espaços públicos.

Por sua vez, o Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Norte 2020 - CCDR-N, Jorge Nunes, disse que a "vila não tem parado no tempo e tem esta intervenção numa lógica de atratividade, para tornar o espaço mais chamativo e com qualidade de vida para os cidadãos". Na perspetiva de Jorge Nunes, é também uma forma de ir motivando a intervenção no edificado envolvente e uma intervenção positiva a todos os títulos, sendo claro que "uma melhoria no espaço público traz atrás de si a requalificação das edificações envolventes da praça e por isso mais atividade económica e residencial".

Ligação entre a Ponte e o Faial está na calha

Também o presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, frisou este marco na história da Vila de Prado e do concelho, que se pretende "uma terra de oportunidades para as pessoas". É nesta base que estão a ser feitos os investimentos, quer na regeneração urbana, quer nos equipamentos, que "dão qualidade de vida às populações".

A Vila de Prado tem na margem direita do rio Cávado um dos grandes ex-líbris e esse fator não foi esquecido por António Vilela, que sublinhou a necessidade da valorização das suas margens de modo a "aproximar as populações do rio e fazer dele uma âncora de desenvolvimento e crescimento da vila".

Para o futuro já está em curso um novo projeto para promover ainda mais a zona ribeirinha de Prado, com uma ligação entre a ponte e a praia do Faial, bem como o aproveitamento da margem para criar uma ecovia que ligará Esposende a Terras de Bouro. O objetivo de todas estas intervenções passa por continuar a fazer da freguesia um "polo de atratividade" e "criar um concelho mais próspero e desenvolvido e uma terra capaz de bem acolher".