Vila de Prado. Festa em honra de Santo Amaro celebra-se este domingo

A Vila de Prado recebe a primeira romaria religiosa do ano este domingo,12 de janeiro. com a festa em honra de Santo Amaro, no Lugar da Estrada. O Dia do Santo é o 15 de janeiro, mas a celebração decorre sempre no domingo mais próximo da data, com várias pessoas a juntarem-se na capela que remonta ao século XVII para lhe prestar devoção.

A festa começa logo pela manhã, com a atuação da banda de música para começar bem o dia. De seguida, decorre a habitual missa, onde as pessoas fazem as suas promessas e oferecem dinheiro e objetos em cera. Durante todo o dia não falta música, animação e tendas com vários produtos, com destaque para os doces típicos da romaria, que adoçam o paladar de quem passa.

Amaro nasceu em Itália no século VI, foi o primeiro discípulo de São Bento e a pedido dele viajou para França, onde abriu o primeiro mosteiro Beneditino do país. Anos mais tarde, acabou por lá falecer, vítima de peste. Continua a ser celebrado um pouco por toda a parte e invocado para curar várias doenças, principalmente dos ossos.