Milhares cumpriram a tradição pascal do Ovo na Ponte

A chama da tradição continua bem viva na Vila de Prado, como provou o mar de gente que, ao serão de ontem (16 de abril), se deslocou à centenária ponte filipina para cumprir o ritual pascal do Ovo na Ponte. Uma iniciativa espontânea, de cariz popular, que atrai visitantes de todo o distrito e voltou este ano a receber uma bela moldura humana, formada por milhares de pessoas em ambiente de alegria e confraternização. A ocasião foi abrilhantada por diferentes momentos musicais, em que os cantares e as danças populares a ajudaram a animar a festa e fizeram as delícias dos presentes.

Reza a lenda que este hábito antigo tem como objetivo afastar as dores de cabeça. “Aquele que, à meia-noite do dia de Páscoa, sobre ela comer um ovo cozido, passará todo o ano sem ser acometido de dores de cabeça”, reza a lenda. Diz a voz do povo que as cascas do ovo devem ser lançadas sobre o leito do Rio Cávado para que se cumpra a profecia popular. Com ou sem superstição, a verdade é que os ovos cozidos já tomaram conta do tabuleiro da Ponte de Prado, tradicionalmente acompanhados com champanhe. Um palco de excelência para o encontro de velhos amigos e longas conversas pela noite dentro.

Recorde-se as declarações recentes do presidente da autarquia pradense, Paulo Gomes, que não descura a importância da tradição e sublinha que estas atividades espelham a idiossincrasia a identidade das gentes de prado e se assumem, em simultâneo, como mais uma oportunidade soberana para fortalecer os laços entre a comunidade. O crescimento do evento e da fama que lhe está associada também vem transformando esta tradição num veículo de divulgação e promoção da freguesia e do concelho de Vila Verde, um elemento diferenciador que valoriza o território e o distingue pela positiva em relação aos demais.