Tradição, música, desporto e gastronomia. Está a chegar a VIII Festa das Colheitas de Prado

A tradição dá o mote para três dias, 27 a 29 de setembro, recheados de animação e atividades. Gastronomia, desporto, cultura, animação musical e tradição são alguns dos atrativos VIII Festa das Colheitas de Prado, que também contará com celebrações religiosas. Uma oportunidade de excelência para celebrar a herança cultural e juntar a comunidade em ambiente de convívio e amizade. A grande novidade da edição deste ano é a recuperação de uma prática ancestral, a cozedura de louças tipo neolítico. Durante os três dias do evento, o recinto coloca ao dispor dos visitantes alguns pratos muito apreciados da cozinha regional. A iniciativa vai decorrer nas imediações da Igreja Paroquial. É organizada pela Paróquia de Prado, com o apoio da Junta de Freguesia da Vila de Prado, e integra a programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde.

Sexta-feira: 27 de setembro

As atividades arrancam pelas 18h30 com a Eucaristia e continuam pela noite dentro.

Às 19h00, terá lugar a recriação agrícola da matança do porco. Meia hora mais tarde, a música invade o recinto com a atuação da Fanfarra da Vila de Prado.

A cozedura das louças tipo neolítico começa pelas 20h30 e promete ensinar a miúdos e graúdos uma arte milenar.

Enquanto a louça está forno, a animação musical volta a tomar as rédeas à festa com a atuação do grupo Sétima Vaga, 21h30, seguida do animado after-party do DJ Serafim.

Aproximando-se a meia-noite, o público poderá assistir ao desenfornar da cozedura e ver o resultado final das louças.

Sábado: 28 de setembro

            A manhã de sábado ficará entregue ao desporto. Por volta das 10h, o Parque de Jogos do GD Prado recebe o V Torneio das Colheitas em Futebol 7. Também a essa hora terá início a primeira Caminhada das Colheitas, que será seguida de uma aula de Zumba.

Durante a tarde, o maior destaque vai para o Desfile da Pequenada, às 16h00, em que os pradenses de ‘palmo e meio’ são os principais protagonistas.

Às 17h00, há porco no espeto para o lanche.

A Missa da Catequese terá lugar às 18h30.

À noite, a tradição é quem mais ordena com a desfolhada tradicional e o magusto, ambos com início às 20h30.

Segue-se a animação musical com os concertos de Carlos Ribeiro e Rogério Braga e banda, a partir das 21h30.

O final da noite ficará a cargo do DJ Serafim Animações que vai pôr Vila de Prado a ‘bombar’.  

Domingo: 29 de setembro

A Missa das Colheitas, às 10h, marca o início do último dia das celebrações. A manhã de domingo inclui ainda um concerto na Igreja Paroquial, às 11h00. Por volta do meio-dia, começam a sair as papas de sarrabulho.

O grande destaque do dia vai para o cortejo etnográfico, às 14h, que coloca em lugar de destaque os costumes e tradições locais. O desfile começa no Largo da Feira e termina na Igreja Paroquial.

Durante o resto do dia, destaque ainda para o Leilão das Colheitas (15h) e a atuação dos Rancho Folclóricos de Prado, às 20h.

As celebrações encerram com uma sessão de fogo de artifício que tem início marcado para as 21h30.