Festas da Vila de Prado 2019. Três dias de música, tradição, convívio e muita diversão!

Música ao vivo, tradição, gastronomia, fogo de artifício, convívio, amizade e muita alegria. Durante três dias consecutivos, 07 a 09 de junho, o Largo de S. Sebastião (vulgo Campo da Feira) pintou-se com as cores do mês dos santos populares para as Festas da Vila de Prado 2019. Para chegar à festa bastava seguir os arcos iluminados dispostos pela vila, com maior incidência nas imediações do recinto. À chegada, o espetáculo de cor continuava. Decoradas a preceito com as bandeirinhas coloridas típicas dos arraiais minhotos, as barraquinhas de 'comes e bebes' são porto seguro de pradenses e visitantes na hora de aconchegar o estômago e fortalecer o corpo para as noitadas que se haveriam de seguir. Das ementas mais tradicionais (sardinhas, febras, caldo verde...) às mais modernas (hambúrguer, cachorro...), passando também pela doçaria (crepes, doces caseiros, farturas...) não faltaram opções de escolha nos stands dinamizados por associações locais que encontram nas Festas da Vila de Prado uma fonte de receita para prosseguirem o meritório trabalho que desenvolvem em prol da vila e da comunidade.

De lá até ao palco, estendiam-se vários metros de dança, convívio, alegria e longas conversas pela noite dentro. Os espetáculos de música ao vivo foram o maior destaque do cartaz, com atuações muito diversificadas (rock, pop, folclore...) pensadas para agradar a todos os gostos. A divulgação e promoção dos talentos locais continua a ser um dos objetivos do evento. Na primeira noite, 07 de junho, Rogério Braga e sua Banda subiram ao palco para mostrar que a 'prata da casa' tem muito valor. Um misto da irreverência própria de uma banda jovem com a experiência de quem, apesar da tenra idade, já leva muitas horas de palco na bagagem. O resultado foi um concerto memorável que fez o recinto vibrar do primeiro ao último tema. Pelo meio, dois pradenses receberam votos de louvor da Junta de Freguesia, uma justa homenagem ao trabalho desenvolvido por Horácio Lima no associativismo e por Miguel Lopes na área da pastelaria. A festa prolongou-se depois pela noite dentro com uma boa dose de diversão temperada com uma pitada de nostalgia. Os DJs Rui e Cirilo tomaram conta do palco e convidaram o público a embarcar numa viagem pelos temas que fizeram sucesso nas últimas décadas do século XX, com o Remember 80´s e 90's.

No sábado, 08 de junho, as atividades começaram com uma iniciativa voltada para os mais novos. Insufláveis, balões, palhaços, pinturas faciais... Tudo preparado para a diversão da pequenada durante a Tarde Infantil. À noite, a animação continuou com a atuação do cabeça de cartaz. Um verdadeiro hino à música popular que pôs o público cantar e dançar ao som de Jorge Amado e Banda. Com os fãs de cachecóis em riste e a cantar em uníssono com a banda, Jorge Amado não deixou créditos por mãos alheias e desfilou em palco a alegria transbordante e energia contagiante da música popular portuguesa. De seguida, tempo para o muito aguardado e sempre apreciado espetáculo de fogo de artifício, uma torrente de cores de várias formas e feitios que rompeu a escuridão do céu para gáudio dos espectadores. Mas a festa não ficou por aí. O público mostrou que ainda estava cheio de energia e acompanhou as conhecidas coreografias do grupo 4Fun. Um concerto que criou um 'flash mob' de improviso e resultou em momentos de grande diversão.

Na última noite, 09 de junho, o grande destaque foi para o 11º Festival de Folclore, organizado pela Casa do Povo da Vila de Prado. Uma iniciativa de homenagem à cultura popular que contou com a presença do Rancho da Casa do Povo da Vila de Prado, do Rancho Folclórico do Centro Popular de Trabalhadores do Areinho – V.N. de Gaia, do Rancho Folclórico do Centro Social, Desportivo e Cultural do Outeiro – Viana do Castelo e a Associação Etnográfica e Cultural Rancho da Vila de Prado. As Festas da Vila de Prado continuam a proporcionar à comunidade local momentos de entretenimento e diversão, a consolidar a tradição e a divulgar e promover a vila e o concelho, atraindo anualmente milhares de pessoas à margem direita do Cávado.