Mau tempo não assustou os perto de 300 betetistas que participaram no Biclas e Borgas 2019!

O dia cinzento varrido a chuva, com algumas saraivadas de granizo pelo meio, não foi suficiente para demover a vontade dos quase 300 betetistas que, no passado dia 25 de abril, embarcaram numa aventura em duas rodas pelas margens do Cávado. Os atletas arrancaram às 09h00, do Campo de Jogos do Faial, e seguiram à (re)descoberta da beleza natural das zonas ribeirinhas da região e vários trilhos à beira-rio. A lama veio tornar o desafio ainda mais aliciante e não foi suficiente para esconder os sorrisos dos participantes, que percorreram várias freguesias do concelho de Vila Verde e duas do de Barcelos. A 8ª edição do Biclas e Borgas voltou a trazer à Vila de Prado visitantes de toda a região, assumindo-se como um evento de promoção do desporto e convívio, do contacto com a natureza e de divulgação da beleza da Vila de Prado, do concelho de Vila Verde e de toda a região.

Como já vem sendo habitual, na hora de celebrar a liberdade os cravos vermelhos ganham a companhia das bicicletas, já que o dia 25 de abril é também sinónimo de um dos mais acarinhados passeios de BTT de toda a região. De destacar também o sentido de responsabilidade ambiental da organização, que rapidamente procedeu à recolha do material utilizado para sinalização e, ano após ano, desenvolve esforços no sentido de reduzir ou eliminar o impacto ambiental do evento. “No passeio Biclas & Borgas, vamos distribuir água em diversos locais do percurso, mas não vamos entregar vasilhame! Ou seja, não vamos entregar as habituais garrafinhas de água. Vamos abastecer o vasilhame (bidão/camelbak) dos participantes ou fornecer copo de água para se beber no local de reabastecimento. Desta forma, pretendemos evitar ‘lixo’ e desperdício de água ao longo dos trilhos”, avançava a organização ainda antes do início da iniciativa.

O Biclas e Borgas, não é uma prova, é um passeio puro e duro, pelo que não tem classificação. Ganham todos os que participam e desfrutam de uma manhã de desporto, saúde, natureza e muita alegria. Perder, só perde mesmo quem fica de fora. O passeio foi promovido pelo Grupo Desportivo de Prado, pelos BTT Amigos do GDP, em parceria com o Município de Vila Verde e a Junta de Freguesia da Vila de Prado. Contou ainda com a colaboração da Team Elite, “também eles são ‘os culpados’ pelas subidas mais agrestes… e pelas descidas alucinantes!”.

Fotografia: Desportivo Vale do Homem