Vila de Prado. Milhares de pessoas afastaram as dores de cabeça e cumpriram a tradição Pascal do Ovo na Ponte!

Ovos cozidos e bebida fresca. Alegria, amizade e muito convívio. Os ovos são comidos à meia-noite do dia de Páscoa, sobre a Ponte de Prado, e as cascas lançadas ao Rio Cávado. Quem o fizer não terá dores de cabeça durante o resto do ano. Aqui está a receita para uma das mais acarinhadas tradições pradenses, que anualmente atrai à Vila de Prado largos milhares de pessoas. A superstição deu o mote, mas foi no ambiente de amizade, alegria e celebração Pascal que a tradição do Ovo na Ponte ganhou raízes e extravasou as fronteiras da Vila de Prado e do concelho.

O passado domingo, 21 de abril, mostrou que a chama da tradição está bem viva na Vila de Prado. A partir das 23h00, a multidão tomou conta do tabuleiro da ponte para encerrar em beleza um dia de enorme simbolismo. À chegada, a ornamentação e iluminação especial da Ponte captavam a atenção. A partir das 23h30, o tabuleiro estava completamente ‘à pinha’ e já não era fácil andar entre a multidão. Entre cânticos e aleluias, conversas e gargalhadas, os populares foram surpreendidos por uma majestosa sessão de fogo-de-artifício. O evento continua a afirmar-se como um palco privilegiado para o encontro de velhos amigos, o fortalecimento de laços entre a comunidade e a divulgação e promoção da Vila de Prado.

A Junta de Freguesia da Vila de Prado voltou a apoiar a logística do evento com o objetivo de abrilhantar a ocasião. A autarquia pradense garantiu a ornamentação e iluminação da Ponte, o reforço dos caixotes de lixo nas imediações, o encerramento do trânsito durante cerca de três horas e os stands de apoio (com bebidas, ovos cozidos e música) localizados nas imediações. De resto, como é habitual, a festa ficou entregue à iniciativa popular, com franca afluência de juventude onde imperou um grande espírito de sentido cívico em termos de limpeza já que, pela uma hora da madrugada, facilmente se recolheu o pouco lixo que ficou pelo local. 

O presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, não escondeu a satisfação pelo sucesso do evento e sublinha a importância de manter vivas as tradições locais, que espelham e reforçam a identidade pradense. Por outro lado, o Ovo na Ponte tem atraído um número crescente de visitantes ao longo dos últimos anos, pelo que a tradição contribui também de forma categórica para a divulgação da freguesia e do concelho, assumindo-se como um elemento diferenciador de promoção e valorização do território.