Requalificação do regadio Sabariz-Cabanelas arranca este ano!

O Ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, esteve na passada terça-feira, dia 19, no concelho de Vila Verde para a assinatura do auto de consignação para o arranque da obra de requalificação do regadio Sabariz-Cabanelas. A empreitada abrange 4 freguesias da zona sul do concelho (Cabanelas, Vila de Prado, Soutelo e Cervães), e vem responder a um anseio antigo dos agricultores locais.

O novo regadio deverá tornar mais eficiente a gestão e distribuição dos recursos hídricos. Espera-se que tenha um impacto positivo na economia e no ambiente, resultando na redução das despesas de rega para os agricultores e no aumento da rapidez e eficiência do processo. A sessão decorreu na sede da Junta de Freguesia de Cabanelas e contou com a presença de várias individualidades locais, entre as quais o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, que vai acompanhar de perto o processo.

No total, a empreitada implica um investimento de mais de oito milhões de euros. Segundo o Ministério da Agricultura, a rede de rega terá um comprimento total de cerca de 20.8 quilómetros, para servir uma área com cerca de 345 hectares e 433 explorações.

Fotografia: Diário do Minho