Mar de gente na Vila de Prado para a secular Feira dos Vinte!

Na Vila de Prado, a tradição está de boa saúde e recomenda-se. Se dúvidas houvesse, foram todas levadas pela enxurrada. Por um mar de gente que inundou o centro urbano da vila para cumprir uma tradição com séculos de história. A Feira dos Vinte é um certame que remonta ao século XIV, tempo do rei D. Dinis, e desde então realiza-se sempre no dia 20 de janeiro. Este ano, à semelhança do que acontecera em 2018, chegou acompanhada por um programa alargado de três dias que incluiu também um espetáculo equestre, concurso pecuário, encontro de reis, cantares ao desafio e o festival de folclore. Na sexta-feira e no sábado, a animação continuou noite dentro com as atuações do Dj Tosttas e do Dj Serafim.

Além de aumentar os motivos de interesse do evento, a programação pretende também reforçar o setor da pecuária, de enorme importância histórica, já que a Feira tem na compra e troca de gado (principalmente bovino e cavalar) o seu ex-líbris, apesar de manter o comércio dos mais diversificados tipos de produtos. Aliás, em tempos idos, era na Vila de Prado que se fixava o preço do gado para todo o ano no resto do país. Em pleno Dia de S. Sebastião, foram também em grande número os fiéis que passaram pela Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso, localizada nas imediações do recinto, para prestar a sua devoção.

Um programa rico e diversificado

Durante o fim de semana, a tenda gigante colocada no Largo de S. Sebastião recebeu os espetáculos musicais e serviu vários petiscos regionais, foi palco de encontro de velhos amigos e momentos de muita diversão. Um pouco por toda a vila, multiplicavam-se pontos de venda itinerantes que, somados ao comércio local, criaram uma oferta alargada ao dispor de pradenses e visitantes. O público não se fez rogado e aderiu em massa, contribuindo de forma significativa para a dinamização a economia local e a promoção do território. O pontapé de saída foi dado na noite da passada sexta-feira, 18 de janeiro, com a excelência da gastronomia minhota e a atuação animada do DJ Tostas como maiores atrativos.

No dia seguinte, tempo para cumprir mais uma tradição local, a 'Noite das Provas'. Todos os anos, o serão do dia 19 de janeiro é reservado para degustar as deliciosas papas de sarrabulho com rojões acompanhadas pelo bom vinho regional. Este ano, trajados a rigor, os elementos da recém-criada 'Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte' percorreram as tasquinhas e restaurantes da vila para fazer as provas. Depois de aconchegar o estômago, tempo para desfrutar dos espetáculos musicais. O encontro de reis juntou vários grupos pradenses munidos com instrumentos tradicionais (guitarra, cavaquinho, concertina...) e gargantas bem afinadas para cantar a Boa Nova. A animação continuou de seguida com a alegria e diversão dos cantares ao desafio, protagonizados por Loureiro de Barcelos e Liliana, e prolongou-se pela noite dentro com o After-Party do DJ Serafim.

Milhares de pessoas na Feira dos Vinte 2019

A manhã de domingo trouxe o momento mais aguardado do programa, a Feira dos Vinte. Ao início da manhã, as mais de oitenta cabeças de gado presentes no certame já enchiam de vida o Largo de S. Sebastião. Em volta, milhares de curiosos iam passando e interagindo amigavelmente com os animais. Alguns demoravam-se, interessados em fazer negócio. Outros, só de passagem, ficavam por uma carícia e seguiam no turbilhão de pessoas que abalou o coração da vila. E não faltava por onde escolher. Das bancas de fruta ao vestuário, passando pelas máquinas agrícolas, vegetais, roupa, calçado, doçaria e diversões, entre muitas outras, não faltaram opções para um domingo bem passado.

Ali ao lado, decorria o concurso pecuário, que premiou vários criadores. Um dos participantes que saiu vitorioso foi o pequeno Diego Lopes. Uma criança que se destacava entre os adultos. "Eu já venho à Feira dos Vinte desde os sete anos de idade. Gosto muito de vir com o meu avô...", contou Diego com um sorriso no rosto, reforçando a sua paixão pelo mundo rural: "Gosto muito disto e também gosto bastante de tocar concertina!".Por volta das 11h00, o público abriu alas (e bem largas...) para assistir ao desfile dos animais, que imponentemente percorreram o Largo de S. Sebastião. A atividade foi encabeçada por um grupo de tocadores de concertina, por elementos da Junta de Freguesia de Vila de Prado e do Município de Vila Verde. Os animais vinham atrás de forma ordenada com os respetivos chamadores. 

Filipe Pinto: "Vem gente de todo o país!"

A parte da tarde ficou reservada para o espetáculo equestre e o festival de folclore, que contou com a atuação dos dois ranchos da terra. Com música de fundo bastante animada, a entrada dos cavalos foi recebida calorosamente pela bela moldura humana que compunha o recinto. Durante largos minutos, a plateia foi surpreendida pelas habilidades dos cavalos e mestria dos cavaleiros. Às manobras dos animais, juntaram-se também duas bailarinas que abrilhantaram ainda mais a encenação. Natural da Vila de Prado, Filipe Pinto assistiu ao espetáculo e deixou fortes elogios. "O espetáculo equestre que acabámos de ver foi muito bonito. Não há palavras...", referiu o pradense, que já acompanha a Feira desde a infância e lhe reconhece imenso valor. "É uma festa diferente, especial. Temos que privilegiar a nossa terra, estar presentes e dar as boas-vindas a quem nos visita. Vem gente de todo o país...acho que a freguesia tem muito a ganhar", afirmou Filipe Pinto.

Albano Bastos: "Foi tudo excelente"

O presidente da Junta de Freguesia de Vila de Prado não escondeu a satisfação e fez um balanço extremamente positivo de mais uma edição da Feira dos Vinte. "Correu tudo muito bem, a feira excedeu as nossas expetativas. Igual ao ano passado, quando introduzimos estas atividades complementares, já seria muito bom. Mas com esse relançamento e a divulgação nos media regionais, o público dirigiu-se em massa à Vila de Prado, apesar de outras festividades em freguesias das redondezas. Falámos com o S. Pedro sobre o tempo e ele correspondeu. (risos) Tivemos um domingo espetacular tanto por causa do sol como da afluência de concorrentes ao concurso de pecuária...tivemos mais animais que no ano passado. O desfile também correu muito bem, várias pessoas iam logo pela manhã perguntando a que horas iria acontecer. A Capela do Bom Sucesso, onde se venera o S. Sebastião, foi pequena para as pessoas que quiseram participar na Eucaristia, transmitida pela Rádio Renascença. Todo o trabalho e canseira de várias semanas resultou em pleno", frisou Albano Bastos, acrescentando que a Feira foi tão bem-sucedida que até provocou enormes constrangimentos no trânsito. "Há instantes, fui informado pelas autoridades policiais de que havia uma fila compacta de carros até Braga. Do lado da Lage e de Barcelos, o panorama era o mesmo. É mau para quem está na fila, mas é um bom indicador para nós", gracejou. A secular Feira dos Vinte voltou a atrair milhares de pessoas à Vila de Prado, afirmando-se como uma âncora de desenvolvimento cultural, divulgação do território e dinamização da economia.