Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte para enriquecer e divulgar o certame!  

A secular Feira dos Vinte em Vila de Prado está prestes a chegar e, este ano, traz bastantes novidades na bagagem. E a primeira já é conhecida, a recém-fundada ‘Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte’. Um grupo de vinte confrades (18 membros e 2 entidades – Junta de Freguesia e Paróquia da Vila de Prado) que unem forças para promover e enriquecer o certame que remonta ao tempo de D. Dinis. A tradição da ‘Noite das Provas’, um jantar com as tradicionais papas de sarrabulho com rojões e o vinho tinto verde da região, no dia 19 de janeiro, deu o mote para a criação da confraria. Ontem, dia 12 de janeiro, após reunião na capela de São Sebastião e uma caminhada até à igreja paroquial da Vila de Prado, realizou-se a entronização oficial, apadrinhada pela Confraria do Galo de Barcelos e recebida por uma bela moldura humana que encheu o templo para assistir à cerimónia.

Confraria Gastronómica: uma nova dinâmica na Feira dos Vinte

Miguel Peixoto é um dos membros fundadores da Confraria Gastronómica e conta que o projeto surgiu da tradição de um grupo de dezoito amigos, que todos os anos se reúnem para a tradicional Noite das Provas, no dia 19 de janeiro, em que se degustam as papas de sarrabulho e se prova o vinho. Revela também que esta organização tem duas motivações muito claras e objetivas. “Queremos dar ao certame uma outra importância, uma outra dignidade. A par disso, vemos também aqui uma boa forma de promover a Feira dos Vinte ao longo de todo ano, visto que a confraria será convidada para participar noutras festividades”, refere Miguel Peixoto, acrescentando que existe também alguma carga simbólica associada, já que ”entramos no ano 2019, número que combina com a feira dos 20 (pois é uma festa que acontece da passagem do dia19 para o 20)”.

Traje à moda antiga!

O traje é composto por uma capa antiga com uma fazenda castanha e de grande grossura. Na parte superior, tem uma aba em tons de bordô que representa a cor do vinho verde tinto. Inclui também um medalhão em bronze com sete centímetros de diâmetro com o logótipo da confraria e uma boina típica dos negociantes de gado. Os confrades vão usar ainda uma vara de madeira com São Sebastião esculpido no topo.

Três dias de programa na Feira dos Vinte 2019

A Confraria Gastronómica das Provas da Feira dos Vinte é uma das novidades da edição deste ano da Feira dos 20. O certame remonta ao longínquo século XIV, em que o rei D. Dinis era o soberano da nação e, desde então, realiza-se sempre do dia 20 de janeiro de cada ano. Apresenta-se em 2019 acompanhada por um programa alargado que se estende durante três dias, 18 a 20 de janeiro. À semelhança do que aconteceu no ano passado, a programação inclui uma série de atividades que visam reforçar o setor pecuário e manter bem viva a chama da tradição, como o espetáculo equestre, o concurso pecuário, o encontro de reis e o festival de folclore, entre outras.

MAIS INFORMAÇÕES: https://goo.gl/PMyVfR.