Perto de noventa participantes e largas centenas de espectadores no Mergulho no Cávado – 1º Domingo do Ano 2019!

A manhã nasceu fria, mas foi ficando cada vez mais amena à medida que o aconchegante sol de inverno ia subindo num céu pintado de um azul intenso. Apesar das baixas temperaturas, no Faial nunca há frio durante o primeiro domingo do ano e este ano não foi exceção. Perto de noventa corajosos voltaram a receber o novo ano de forma revigorante, enfrentando as águas do Rio Cávado em pleno inverno. A edição de 2019 do ‘Mergulho no Cávado – 1º Domingo do Ano’ decorreu no passado dia 06 de janeiro, na Praia Fluvial do Faial (Vila de Pado), e arrastou consigo um autêntico mar de gente que, paradoxalmente, foi desaguar ao rio. Largas centenas de espectadores coloriam a margem e apoiavam os participantes, em ambiente de descontração e convívio.

Por volta das 11h15, começou o mergulho. De cabeça, de pé, à bomba... O estilo variou conforme o mergulhador, mas o resultado foi o mesmo, um banho de água fria que ajuda a afastar as doenças e a entrar no novo ano com a cabeça fresca, além de divulgar e promover o paraíso natural que é a Praia Fluvial do Faial na Vila de Prado. Em Dia de Reis, não faltou no final um copo de vinho do porto para aquecer o corpo e animar a alma, acompanhado de uma fatia de Bolo-Rei e/ou outros petiscos disponíveis no local para aconchegar o estômago.

“Não é um mergulho normal, é o mergulho do ano!”

Contas feitas, o balanço é francamente positivo, como revela o principal impulsionador da iniciativa, António Silva, mais conhecido por Mousinho. “Foi muito bom. Fantástico! E toda a gente reconhece isso. Não é um mergulho normal, é o mergulho do ano!”, refere, revelando o objetivo principal do evento. “O nosso interesse é, desde sempre, divulgar o paraíso, a chamada praia do Faial. O evento atrai cada vez mais pessoas e isso só nos motiva para continuar!”, frisa. Confiante que a tradição está para ficar, Mousinho afirma que, no que depender dele, a iniciativa continua: “Enquanto estiver vivo, vou ficar por aqui!”. Este ano, enviou também um convite ao atual Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa. “Apesar de o Presidente este ano não ter vindo ao mergulho, espero por ele no próximo ano!”, remata.

O evento nasceu em 2015, numa brincadeira entre amigos, que alastrou e, este ano, atraiu largas centenas de pessoas à Praia Fluvial do Faial e vários órgãos de comunicação de alcance nacional. Uma tradição jovem que floresceu nas margens do Cávado, mas que já ganhou raízes profundas e promete continuar a crescer nos próximos anos.