Primeiro Domingo do Ano. A Vila de Prado entra em 2019 com um ‘Mergulho no Cávado’

Entrar em 2019 em grande. É assim que a Vila de Prado se prepara para receber o novo ano. A 5ª edição do ‘Mergulho no Cávado – Primeiro Domingo do Ano’ chega à Praia do Faial para uma manhã refrescante, divertida e memorável. A iniciativa está marcada para o dia 6 de janeiro, à hora habitual, 11h15, com os banhistas corajosos a mergulhar nas margens do rio Cávado, tornando o primeiro domingo do ano um dia único. A Praia do Faial é um espaço altamente concorrido na altura balnear e no primeiro domingo do ano vai mostrar que a imensa beleza natural do local merece uma visita em qualquer altura do ano.

Além de promover momentos de convívio e de animação entre pradenses e visitantes, todos são bem-vindos, o mergulho é também uma boa forma de afastar doenças no início do ano. Se os desportistas de alta competição usam as baixas temperaturas para acelerar a recuperação muscular, quem somos nós para duvidar do método? No entanto, também não se perspetiva propriamente um banho de gelo. A temperatura da água deverá rondar os 12Cº, pelo que, é bem provável que esteja mais frio fora do que dentro de água.

A ideia partiu de um grupo de pradenses em 2015, encabeçado por António Silva, popularmente conhecido por Mousinho. O evento está a crescer gradualmente, tendo o ano passado a participação de mais de quarenta pessoas e de vários órgãos de comunicação locais e nacionais. São vários os relatos de pessoas que entraram na aventura e ficaram realmente rendidas – “uma experiência única”, “um dia bem passado”, são alguns dos testemunhos. O desafio ‘Mergulho no Cávado’ está lançado e é aberto a toda a população, não sendo obrigatório nenhuma inscrição. Os interessados têm apenas que aparecer à hora agendada e juntar-se à festa.