Vila de Prado dá as boas vindas a 2019 com um revigorante Mergulho no Cávado

A Vila de Prado prepara-se para entrar em 2019 ‘de corpo e alma lavada’. Pela quinta vez, as margens do rio Cávado são ‘invadidas’ por banhistas das mais variadas idades que, de forma corajosa, tornam o seu 1ª domingo do ano um dia único e memorável. O desafio ‘Mergulho no Cávado – 1º Domingo do Ano’ está agendado para o dia 6 de janeiro, à hora habitual, 11h15, com a beleza natural da praia Fluvial do Faial como pano de fundo. A iniciativa é aberta a toda a população sem necessidade de inscrição, basta aparecer no dia à hora marcada, todos(as) são bem-vindos.

O frenesim em torno da praia é evidente durante a época balnear, em que recebe largos milhares de visitantes, vindos dos mais diversos pontos do país. Uma azáfama que, naturalmente, esmorece durante os meses mais frios. Um dos objetivos do Mergulho no Cávado passa por chamar a atenção para a imensa beleza natural de um espaço que merece uma visita em qualquer altura do ano. Em simultâneo, assume-se também como uma excelente iniciativa para momentos de confraternização e convívio entre pradenses e visitantes.

O evento nasceu em 2015 pela vontade de um grupo de pradenses, encabeçado por António Silva (mais conhecido por Mousinho). O que começou por ser uma brincadeira entre amigos acabou por crescer e no ano passado já contou com a participação de mais de quarenta pessoas e a presença de órgãos de comunicação de alcance nacional, como a SIC, o Jornal de Notícias e o Porto Canal. Sem receio às temperaturas frias da água, foram muitos que disseram que viveram “uma experiência única”, “um dia de brincadeira” e uma boa forma de entrar com o pé direito no novo ano. Uma tradição recente que está para ficar na Vila de Prado.