Já arrancaram as obras de requalificação da Escola Básica da Vila de Prado!

A Escola Básica de Vila de Prado está pronta para ganhar nova vida e abraçar os desafios da educação contemporânea. A cerimónia do lançamento 1ª pedra da requalificação e modernização da instituição decorreu na passada terça-feira (2 de outubro), em ambiente de entusiasmo e alegria. A empreitada implica um investimento de perto de um milhão e meio de euros e o prazo de execução está definido para um período de um ano. A sessão contou com a presença de vários alunos e professores, do Delegado Regional de Educação do Norte, José Mesquita, do presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, do presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, e da vereadora da Educação, Júlia Fernandes, e do Diretor do Agrupamento de Escolas de Prado, José António Peixoto. Os alunos também protagonizaram diferentes intervenções que ajudaram a abrilhantar a sessão.

O discurso de abertura ficou a cargo do presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, que se referiu à ocasião como “um dia grande na história desta Escola, passados mais de 30 anos após a sua construção, eis que chegou o tão esperado dia da sua renovação”. Albano Bastos prosseguiu sem disfarçar a satisfação pelo arranque de uma empreitada tão ansiada. “Permitam-me por isso, felicitar a Câmara Municipal por todo o empenho dispensado para que hoje estejamos aqui a lançar a primeira pedra desta obra que visa dar melhores condições a professores, alunos e assistentes nesta grande e nobre tarefa que se chama Educação”, afrimou. O Delegado Regional de Educação do Norte afirmou que esta iniciativa é de um valor significativo para uma educação de qualidade. Nesse sentido, José Mesquita agradeceu o esforço e o investimento do Município de Vila Verde, num projeto que proporcionará à comunidade escolar “mais conforto e melhores condições de aprendizagem”.

Por sua vez, o presidente do Município de Vila Verde sublinhou que a intervenção é fundamental para um melhor desempenho de toda a comunidade escolar. António Vilela revelou também os custos associados às obras, cujo valor ascende a um milhão e meio de euros. No âmbito de uma candidatura apresentada pelo concelho, os fundos comunitários contribuíram com 850 mil euros, o Ministério da Educação com 75 mil e o Município de Vila Verde com os restantes 600 mil. O Diretor do Agrupamento de Escolas de Prado, José António Peixoto, explicou que as aulas decorrem com normalidade e os blocos estão a ser intervencionados por fases. A intervenção de qualificação da Escola Básica de Vila de Prado é uma das ações a decorrer na zona Norte, com o intuito de promover um ensino de excelência para estudantes e professores.