De 28 a 30 de Setembro. Programa repleto de atividades para Festa das Colheitas de Prado

A agenda cultural da Vila de Prado não para de dar boas razões para sair de casa e viver experiências únicas. Numa altura em que muitos dos agricultores se deslocam até aos seus campos para colher os ‘frutos’ da terra  é tempo de celebrar e nada melhor para isso que Festa das Colheitas de Prado. O evento acontece já no próximo fim de semana, de 28 a 30 de setembro, nas imediações da Igreja Nova e apresenta uma programação altamente diversificada repleta de atividades tradicionais, gastronomia regional e espetáculos de música popular, entre tantas outras iniciativas.

Este ano celebra-se a 7ª edição, seis das quais integradas Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, com duas novidades no cartaz. Com o objetivo de engrandecer e estender a festa, a organização sugere uma after party com Serafim Animações. Outra das novidades é a atuação da Escola da Banda de Música de Oliveira (Barcelos). Novas apostas que também prometem dar mais alegria e criar mais espaço de convívio entre os presentes. Como é de esperar, a gastronomia é um dos aspetos que desperta mais a atenção durante os três dias de festa. A ementa apresentada segue os moldes da cozinha tradicional com o arroz de feijão a ser o prato principal e as pataniscas, panados e o frango frito os acompanhamos sugeridos para agradar a todos os gostos. 

Um brinde às colheitas 

Vem aí um fim de semana cheio de boas energias. Entre celebrações religiosas e iniciativas recreativas, a Festa das Colheitas arranca já na próxima sexta feira e prolonga-se até domingo com atividades que reúnem diferentes gerações. No dia de arranque cabe ao padre da freguesia dar as boas vindas com a celebração de uma eucaristia, às 18h30. Passado uns minutos, é feita uma das práticas tradicionais mais vulgares de outrora: a matança do porco (18h30). A fanfarra da Vila de Prado aparece pouco depois para animar o recinto. Segue-se o jantar e fecha-se o primeiro dia com a Escola de Música de Prado a dar a conhecer os talentos locais, às 21h30. 

O ambiente festivo continua no dia seguinte logo pelo período da manhã. Às 10h, o parque de jogos do GD Prado recebe o IV Torneio das Colheitas/Fut7, um evento que garante muita emoção. A meio da tarde, às 16h, as crianças fazem o Desfile da Pequenada desde da Capela de S. Tiago até Igreja Nova. A extensa programação continua pela tarde a dentro e, para quem quiser consolar o estômago há o porco no espeto como refeição de lanche às 17h. Após a Missa da Catequese (18h30), tempo para degustar as iguarias da gastronomia regional durante o jantar.

Um domingo cheio de atividade

O domingo é o último dia, mas a festa segue com grande dinâmica. Depois da realização da célebre Missa das Colheitas, agendada para as 10h00, acontece a atuação da Escola da Banda de Música de Oliveira (Barcelos), uma iniciativa que entra pela primeira vez no cartaz e que decorre até à hora de comer as saborosas papas de sarrabulho. A tarde fica reservada ao Cortejo de Oferendas, que percorre a largo da feira até à igreja paroquial, e ao Leilão das Colheitas, que reúne vários carros com madeira, vegetais ou animais vivos, entre outros elementos. Entre o jantar, a animação musical chega por parte dos cantares ao desafio Loureiro de Barcelos & Companhia. A sessão de fogo-de-artifício faz o desfecho das festividades, às 21h00.

A Festa das Colheitas é organizada pela paróquia de Prado e faz parte da vasta programação Na Rota das Colheitas, do Município de Vila Verde, um evento que abrange mais de trinta iniciativas de agosto a novembro e que reflete a verdadeira alma da tradição minhota.