Jorn Cronberg: “Prado é dos melhores locais do mundo para a canoagem”

A Vila de Prado está feliz e muito orgulhosa com a experiência de ser a Capital Mundial de Canoagem durante sete dias consecutivos (3 a 9 de setembro). Jorn Cronberg, da Federação Internacional de Canoagem, não poupa nos elogios e deixa um grande reconhecimento do trabalho que foi desenvolvido durante meses: “A organização esteve num patamar que nunca imaginámos. A Vila de Prado surpreende-nos de cada vez que realizamos cá uma competição. E essa é a razão porque voltamos sempre”. Cronberg vai mais longe e diz que “Prado é dos melhores locais no mundo para a canoagem”. Depois de o rio Cávado ter sido o palco de dois eventos de caráter internacional nos últimos anos(Campeonato da Europa e Taça do Mundo de Maratona em Canoagem), a deslumbrante Praia do Faial acolheu de braços abertos os melhores atletas do mundo, oriundos de 38 países, e foi ‘invadida’ por multidões que, ao longo das provas, manifestaram um forte apoio aos canoístas. De realçar o grande desportivismo e ambiente de festa durante toda a competição.

“Grande palco da canoagem mundial”

A par do internacional Jorn Cronberg, o Presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, está muito satisfeito e valoriza o empenho que foi colocado na iniciativa: “A Vila de Prado, o Faial, e Vila Verde passam a ser referências mundiais da canoagem e sentimos que este passa a ser um dos locais do Mundo que figurará como grande palco da canoagem mundial”. O Presidente do Município de Vila Verde, António Vilela, também faz um balanço muito positivo do evento: “Este foi, claramente, um campeonato de excelência, o segundo maior de sempre no Mundo em participação de equipas e número de atletas, a que se juntou a qualidade da organização, a grande competitividade nas provas e, sobretudo, a participação do público, sempre com a margem direita do Cávado cheia todos os dias e com uma grande vibração, entusiasmo e envolvimento”.

Enchentes deram mais cor à praia do Faial

Com um sorriso de orelha a orelha, o Presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado não esconde a satisfação: “Foi um orgulho receber um campeonato nesta dimensão. É uma grande vitória ter na nossa casa a elite mundial da especialidade”. Albano Bastos frisa ainda que está agradado com a adesão e do apoio dos espectadores: “Ver a Praia do Faial cheia de gente, com movimento, repleta de calor humano, é realmente muito bom! Prado demonstrou, assim, que tem capacidade para receber e organizar um evento à escala mundial”. O discurso termina com uma nota de apreço para todos os canoístas, especialmente os que representaram a bandeira nacional. “Estão de parabéns pelo empenho, determinação e coragem demonstrados ao enfrentar os melhores do mundo da especialidade. Deixo uma forte palavra de reconhecimento para todos em geral e para os pradenses em particular, pelas excelentes prestações”, rematou Albano Bastos.

Pradenses subiram ao pódio

No que diz respeito aos prémios, os veteranos conquistaram logo nos primeiros dias um conjunto de cinco de medalhas para Portugal, três das quais ficaram em casa. Silvestre Pereira e Ana Esteves, atletas do Clube Náutico de Prado, triunfaram com uma medalha de ouro e duas de prata. As vitórias não se ficaram só pelos Masters, uma vez que o canoísta Sérgio Maciel conquistou, na sexta-feira, o título de Campeão do Mundo de sub23 em C1. Já o popular Tiago Ramalho teve pouca sorte, mas acabou por realizar uma prova épica. Conseguir recuperar de um rombo no casco (que o atirou para os últimos lugares), fez frente aos líderes da prova e ainda conseguiu terminar num honroso sexto lugar.Parabéns a todos e em especial aos atletas que representaram o CN Prado, Maria Francisca Gomes e Bruna Nogueira (k2 Júnior), Marco Oliveira e Miguel Carabana (C2 Júnior), Ana Afonso (C1 Sénior| Sub 23), Ana Nogueira  (k1 Sénior | Sub 23) e Filipe Vieira (C2 Sénior).

A prata da casa voltou a provar o seu valor

Além da euforia das provas, o recinto recebeu também vários stands de empresas locais, nacionais e até internacionais, que puderam expor e comercializar os seus produtos. Uma forma de promover e dinamizar a economia local e divulgar o nome da Vila de Prado pelos quatro cantos do mundo. Numa terra de tradições vincadas, não poderia faltar animação musical. Miguel Oliveira, Isa de Castro, Sérgio Mirra e Rogério Braga foram os nomes da prata da casa que subiram ao palco para por a capital mundial da canoagem a cantar e a dançar. O Campeonato do Mundo de Maratona de Canoagem terminou no passado domingo (9 de setembro) mas ficará, certamente, nos corações dos pradenses e na história da Vila de Prado, de Vila Verde e de Portugal.