Delegação da Cruz Vermelha regressa a Prado

A Assembleia Municipal de Vila Verde deu luz verde para a reativação da delegação pradense da Cruz Vermelha, que se espera estar em breve ao serviço da população. A decisão surge após uma moção apresentada pelo presidente da Junta de Freguesia de Vila de Prado, Paulo Gomes, mostrando-se ao lado de um conjunto de voluntários com a mesma intenção. A moção foi aprovada por unanimidade em Assembleia Municipal, concretizando um desejo antigo da freguesia e do concelho, que não descuram a tremenda mais-valia que representa em qualquer área, mas de forma ainda mais relevante na área da saúde, um serviço de proximidade que garanta uma resposta célere e eficaz.

Paulo Gomes justificou contundentemente a mais-valia deste serviço para o concelho e a região. “Esta delegação abrangia uma vasta área do concelho de Vila Verde, Braga, Barcelos e Amares no que diz respeito ao serviço de socorro e ao transporte de doentes não urgentes, sendo inequívoco o elevado nº de utentes transportado ao longo de 27 anos de existência. Foi, indiscutivelmente, uma referência para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), que em várias situações destacou o profissionalismo de vários socorristas desta unidade formados pelo INEM”, referiu.

O presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado sublinhou ainda que estão reunidas as condições necessárias para reativar o serviço. “Olhando para o futuro e contando no presente já com um conjunto de pessoas com vontade, capacidade, determinação e um legítimo interesse em reativar esta valência, é certo que a mesma contribuiria para dar uma resposta a vários níveis, potenciando ainda mais o concelho de Vila Verde numa lógica de serviço social, de socorro e serviço à população. Acrescento ainda que esta mesma população merece ser compensada pelo esforço pontual que fez quando contribuiu para a aquisição das ambulâncias que viu serem entregues a outros núcleos quando encerrou esta unidade em Prado”, concluiu Paulo Gomes.

A Assembleia Municipal ratificou a moção apresentada pela Autarquia Pradense e a Câmara Municipal de Vila Verde comprometeu-se a apoiar o projeto. “A Assembleia Municipal de Vila Verde, reunida em sessão ordinária 27 de Fevereiro de 2017, reconhecendo a necessidade e utilidade para todo o concelho dos serviços prestados pela Cruz Vermelha na Vila de Prado, manifesta total anuência à reativação daquele serviço, devendo ser encetados, pela Câmara Municipal, todas as diligências junto das entidades competentes necessárias à sua reativação”, ficou registado em ata.