Campeonato do Mundo de Maratona: Cinco medalhas já cá cantam!

O Campeonato do Mundo de Maratona de Canoagem arrancou ontem (02 de setembro) com a participação de mais de trezentos atletas veteranos, em representação de 38 países, e a presença de centenas de espectadores da casa e do estrangeiro. No que toca aos prémios não há motivos para deceção. Muito pelo contrário. Portugal carimbou cinco medalhas em Masters (veteranos), três das quais conquistadas por atletas do Clube Náutico de Prado. Silvestre Pereira e Ana Esteves triunfaram na categoria C1, no escalão 45-49 anos, em que conquistaram o ouro e a prata, respetivamente. Sem perder o ritmo, Silvestre Pereira bisou no pódio e, hoje, voltou a colocar uma medalha ao peito. Desta vez, o atleta conquistou o segundo lugar em C2, na categoria de 44-49 anos.

Entre homens e damas, o rio Cávado foi ‘invadido’ por concorrentes dos 35 aos 75 anos de idade que, a cada movimento de braço, transmitiam o sentimento e a emoção de viver na pele uma competição de nível mundial. Apesar de os canoístas manifestarem a sua resistência e vontade de vencer, havias alturas que o tempo da prova já estava a pesar. Em contrapartida, a adesão do público tem sido muito boa e na bancada estava gente mais que suficiente para gritar: “Força, vocês conseguem!”.

Chegaram ao fim as provas para os veteranos, mas ainda vem aí a competição mais esperada. As provas de juniores e de seniores acontecem esta semana, entre os dias 6 e 9. Amanhã, 5 de setembro, é dia de cerimónia de abertura oficial com o desfile de todas as seleções, do largo S. Sebastião até à praia do Faial, marcado para as 18h30.