ACANUC. Mais de 500 escuteiros na Vila de Prado para o acampamento do Núcleo de Vila Verde!

Em fim de semana de ACANUC todos os caminhos do escutismo vilaverdense vieram dar à Vila de Prado. A freguesia recebeu, de 01 a 03 de junho, a 25ª edição do acampamento do Núcleo de Vila Verde do Corpo Nacional de Escutas. Uma iniciativa que juntou na margem direita do Cávado a grande família escutista do concelho para três dias sempre alerta! Dias de aventura, amizade, aprendizagem e muita diversão numa atividade que contou com a participação de todos (15) os agrupamentos do Núcleo de Vila Verde, num total de mais de 500 escuteiros.

Foi com a temática dos 4 elementos (água, terra, ar e fogo) como pano de fundo que o ACANUC levou mais de meio milhar de jovens a desenvolverem competências nas mais diversificadas áreas. E nem o céu acinzentado que predominou durante o fim de semana, acompanhada de aguaceiros ocasionais, foi suficiente para tirar brilho ao encontro da grande família escutista do concelho de Vila Verde. Construção do pórtico e de abrigos, realização de raids aquáticos e terrestres, construção da cozinha selvagem e confeção das próprias refeições, ações de limpeza com recolha e separação de resíduos, reflorestação, serviço comunitário, atividades culturais, uma viagem pela história pradense, jogos e brincadeiras… Tudo isto e muito mais. Na noite de sábado, como é habitual, amigos e familiares dos participantes juntaram-se à festa num fogo de conselho memorável.

Para o encerramento estava prevista uma missa campal, mas as condições climatéricas não o permitiram, pelo que a eucaristia se realizou na Igreja Nova da Vila de Prado. Os 15 agrupamentos do núcleo de Vila Verde marcaram presença na missa, bem como o chefe nacional do CNE, Ivo Faria, o chefe regional, Hugo Cunha, o chefe do Núcleo de Vila Verde, António Lemos, e o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Albano Bastos, entre outros. O autarca pradense esteve presente em várias atividades/cerimónias realizadas durante o ACANUC e não poupou elogios à grande família escutista pelo trabalho de formação integral dos jovens, incutindo-lhes valores de cidadania, autonomia, respeito pela natureza e sentido de vida comunidade.

Fotografia: Núcleo de Vila Verde do CNE