Programação da centenária Feira dos Vinte estende-se de 19 a 21 de janeiro!

A chama da tradição continua bem acesa na Vila de Prado, que se prepara para receber com pompa e circunstância a centenária Feira dos Vinte. Com vários séculos de história, o certame remonta ao longínquo século XIV, em que o rei D. Dinis era o soberano da nação. Desde então, realiza-se sempre do dia 20 de janeiro de cada ano. Foi-se adaptando ao virar dos tempos e resistiu até aos dias de hoje. Este ano apresenta-se com várias novidades, entre as quais uma programação alargada de três dias, 19 a 21 de janeiro.

A prova de saltos a cavalo, o encontro de reis, o festival de folclore e o concurso pecuário são outras das novidades da edição de 2018. Como manda a boa tradição minhota, a festa começa de véspera, a 19 de janeiro, com a ‘Noite das Provas’, em que se degustam as papas de sarrabulho com rojões e se prova o vinho novo. O serão terá animação garantida, já que várias rusgas populares vão percorrer diversas tasquinhas e restaurantes pradenses.

Uma feira com séculos de história

No dia seguinte, as primeiras cabeças de gado chegam logo ao raiar da aurora. As tendas dos feirantes começam a ganhar forma e ultimam-se os preparativos para um dia de grande azáfama e movimento. A feira tem na venda e troca de gado (principalmente bovino e cavalar) o seu ex-líbris, apesar de manter a presença de comerciantes dos mais variados produtos. A Junta de Freguesia da Vila de Prado adicionou vários atrativos que vão ajudar a dar novo fulgor ao evento e reforçar o setor da pecuária, que, durante séculos, tornou a Feira dos Vinte tão conhecida e requisitada.

Um programa completo e diversificado

No dia 20 de janeiro, da parte da manhã, haverá um concurso pecuário. De tarde, espera-nos um espetáculo equestre, que vai fazer as delícias dos apreciadores da modalidade, e os divertidos cantares ao desafio, que prometem deixar um rasto de animação e alegria à sua passagem. Em pleno Dia de S. Sebastião, muitos fiéis têm por hábito aproveitar o evento para passar na Capela de S. Sebastião, em pleno centro urbano da Vila de Prado e prestar a sua devoção. Para o serão está reservado o encontro de reis, com vários grupos que chegam à Vila de Prado para cantarem a boa nova. Este ano, a festa prolonga-se até 21 de janeiro, dia em que decorrerá o festival de folclore e a prova de saltos a cavalo.