‘Mergulho no Cávado – 1º Domingo do Ano’: Meia centena de corajosos começaram o ano de forma revigorante!

Entre um ou outro raio de sol fugidio que ia iluminando um céu escuro e cinzento, o dia nasceu frio e enublado. No entanto, os rigores do general inverno não foram suficientes para demover a vontade de quase meia centena de bravos, que agitaram as águas do Rio Cávado em peno mês de janeiro e mostraram que a beleza natural da praia fluvial do Faial, na Vila de Prado, merece uma visita em qualquer altura do ano. A edição de 2018 do ‘Mergulho no Cávado – 1º Domingo do Ano’ decorreu durante a manhã de hoje, 07 de janeiro, por volta das 11h15. Apesar da timidez do sol, S. Pedro acabou por dar tréguas e as ameaças de chuva não passaram disso mesmo.

Aos participantes juntaram-se ainda centenas de espectadores, criando na margem direita do Cávado uma bela moldura humana que ajudou a dar mais cor e brilho ao evento. No final, espectadores e plateia tinham à espera um cálice de vinho do porto, para ajudar a aquecer o corpo e o espírito, e alguns doces, para aconchegar o estômago. Uma forma refrescante e revigorante de começar o ano, que este ano recebeu um participante internacional. O brasileiro Roberto Decourt, natural de Porto Alegre, está de visita a Portugal e deslocou-se de propósito ao coração do Minho para participar no mergulho.

Recorde-se que o ‘Mergulho no Cávado – 1º Domingo do Ano‘ cumpre apenas a quarta edição. Uma iniciativa que começou com meia-dúzia de amigos e que, atualmente, já atrai à margem direita do Cávado centenas de pessoas e vários órgãos de comunicação social de âmbito regional e nacional, como as estações televisivas SIC e Porto Canal.

O Mergulho no Cávado – 1º Domingo do Ano é uma atividade aberta a toda a população e cumpre um duplo propósito. Além de procurar estimular o convívio e a confraternização entre os participantes, a iniciativa visa também refrescar e alertar consciências para a imensa riqueza natural de um dos símbolos maiores do património natural da Vila de Prado, a praia fluvial do Faial, que deverá continuar a ser cuidado e preservado para bem das gerações presentes e vindouras.