Bandeira negra como ato simbólico a exigir respeito na Praia do Faial contra “pirataria silenciosa”
A Praia Fluvial do Faial apresenta-se de luto. Hoje (18 de julho), perto da bandeira de sinalização, o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado, Paulo Gomes, hasteou uma bandeira negra, num ato simbólico de solidariedade e a exigir respeito para com os comerciantes locais (que quase há um mês vêm acumulando prejuízos) e para com pradenses e visitantes, impedidos de desfrutar de uma zona pública de lazer altamente concorrida durante a época balnear.

“É necessário combater a origem do problema e acabar com esta “pirataria silenciosa”. Não obstante os bons esclarecimentos prestados pela Câmara Municipal de Vila Verde no que concerne à legislação em vigor, acabam por ser sempre as pessoas que padecem”, afirmou o autarca pradense.
 
Paulo Gomes está do lado da população e exige explicações. “O processo merecia maior celeridade e deviam ter a coragem de explicar o motivo para haver uma praia a jusante com bandeira verde e outra com bandeira vermelha a montante numa curta distância. Já chega! Merecemos uma explicação!”, frisou.

Paulo Gomes concluiu referindo que é com algum pesar que tem assistido a um fogo cruzado desenfreado nas redes sociais, muitas das vezes protagonizado por pessoas que revelaram não ter qualquer conhecimento de causa. Paulo Gomes não se limitou a decretar o luto virtual da praia e trouxe esse sentimento das redes sociais para o mundo real neste ato simbólico de solidariedade e exigência de respeito com a população e o comércio local.

O presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado não exclui a possibilidade de encetar novas ações em prol da Praia do Faial da Vila de Prado, das suas gentes e de quem nos visita, caso a situação se mantenha.