Procissão dos Passos 2018: Vila de Prado prepara-se para ser inundada por um mar de fé!

A Vila de Prado prepara-se para cumprir a tradição com mais uma edição da carismática Procissão dos Passos, uma celebração religiosa que, a cada dois anos, cria um autêntico mar de fé que inunda a principais artérias da Vila de Prado. Uma adesão maciça que se justifica tanto pela imensa beleza do desfile como pelo imenso simbolismo que lhe está associado. A edição de 2018 está marcada para o próximo dia 25 de março. Como é habitual, ao início da tarde, o cortejo parte da Igreja da Vila em direção à Capela do Bom Sucesso, no Largo de S. Sebastião, em pleno centro urbano da freguesia.

Soldados romanos e anjos, nobreza sumptuosa e a plebe singela, personagens bíblicas e de época. Centenas de figurantes trajados a rigor, de todos os tamanhos e idades, encarnam personagens bíblicas e de época, levando a plateia numa emocionante viagem no tempo. A atuação da banda musical, os andores floridos, a participação de várias forças vivas da freguesia (associações, grupos, empresas, pessoas a título individual…) e a bela moldura humana que habitualmente preenche o coração de Prado ajudam a dar um colorido ainda mais especial ao evento.

A Procissão atinge o apogeu no encontro entre a figura da Virgem Maria e de Jesus Cristo, em pleno Largo de S. Sebastião, com uma narração emotiva e eloquente que apela ao sentimento dos presentes, criando um momento impactante e de grande carga emotiva. O retrato do percurso palmilhado por Cristo em busca da redenção da humanidade termina com o regresso do cortejo ao ponto de partida, a Igreja da Vila, onde tem lugar a rendição do centurião.

A Junta de Freguesia da Vila de Prado volta a apoiar a iniciativa em termos de logística, tal como várias associações locais, que colaboram com a paróquia e com a Comissão encarregue da Procissão dos Passos para dar corpo a uma antiga e muito acarinhada tradição.