Está aberta ao público a Biblioteca de Prado - Comendador Sousa Lima

A antiga Escola Primária do Bom Sucesso Nº1, na Vila de Prado, alberga um novo espaço de lazer e cultura que está ao dispor de toda a população. A Biblioteca de Prado - Comendador Sousa Lima foi inaugurada durante a manhã de ontem, 23 de janeiro, e contou com a presença de uma bela moldura humana, composta por largas dezenas de pessoas que não enjeitaram a oportunidade de conhecer em primeira mão a biblioteca pradense. A cerimónia incluiu ainda a bênção do espaço pelo pároco local, Padre João Alberto Correia, um momento de poesia (a cargo dos alunos do 6ºD do agrupamento de escolas) e dois momentos musicais protagonizados pela Escola de Música da Vila de Prado. A Biblioteca vai estar aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Espaço de consulta, discussão e debate

Presente na sessão, o presidente da Junta de Freguesia da Vila de Prado referiu que se pretende que o recém-inaugurado espaço possa gerar dinâmicas próprias a nível cívico e cultural. “Este espaço não será só apenas de consulta, mas também de discussão e de debate”, afirmou Albano Bastos, debruçando-se de seguida sobre a escolha do nome da biblioteca. “A preservação da memória do comendador e sua associação a este legado cultural e educacional é uma justa homenagem a um ilustre pradense, que contribuiu em larga medida para o desenvolvimento da freguesia e o bem-estar da população”, afirmou o presidente da Junta. Recorde-se que o centenário edifício que alberga a biblioteca foi construído a expensas do benemérito Comendador António José de Sousa Lima para estar ao serviço da educação e funcionou, durante décadas, como um estabelecimento de ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico.

“Aumentar a oferta literária e cultural”

“A junção, neste edifício secular, de serviços de proximidade com os cidadãos que se complementam, nomeadamente o Espaço Cidadão, a Loja do Munícipe, o Gabinete de Inserção Profissional (GIP) e a Escola de Música da Vila de Prado, constituiu um salto enorme em termos de descentralização dos serviços e de facilitação da vida das pessoas, das empresas e das instituições locais”, avançou em comunicado o Município de Vila Verde, que se fez representar na sessão pelo presidente, António Vilela, e pelos vereadores Manuel Lopes, Júlia Fernandes e Patrício Araújo. “Uma importantíssima valência que irá aumentar a oferta literária e cultural. A criação deste polo da Biblioteca Municipal, na Vila de Prado, representa um outro passo importante no sentido da extensão à zona sul do concelho de um espaço de relevante interesse cultural e educativo”, pode-se ler no mesmo comunicado.

A cerimónia contou também com a presença do pároco local, Padre João Correia, do Comandante da GNR da Vila de Prado, 1º sargento José Silva, e de familiares do benemérito Comendador Sousa Lima, tendo o seu representante, Nuno Campilho, recordado o espírito altruísta do antepassado. Presentes, ainda, outras individualidades que quiseram associar-se à cerimónia.